
As três palavras originais destacadas acima — logos, pathos e ethos — representam, de acordo com a retórica clássica, o conteúdo verbal da mensagem (logos); o fervor, a paixão, o
sentimento e a eloquência do orador (pathos); e o caráter percebido deste, o que tem a ver com a ética (ethos). Paulo tinha conhecimento para expor a Palavra de Deus e também graça de Deus, unção do Espírito, para fazer isso. Mas ele tinha, também, uma conduta e uma postura que confirmavam as suas palavras.
sentimento e a eloquência do orador (pathos); e o caráter percebido deste, o que tem a ver com a ética (ethos). Paulo tinha conhecimento para expor a Palavra de Deus e também graça de Deus, unção do Espírito, para fazer isso. Mas ele tinha, também, uma conduta e uma postura que confirmavam as suas palavras.
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Não sei por que muitos criticam tanto os pregadores e cantores que gostam de ostentar marcas! Você sabia que o apóstolo Paulo foi um dos maiores ostentadores de marcas que já andou na terra ? Ele não teve o privilégio de calçar um sapato Louis Vuitton ou da casa de Testoni. E jamais vestiu um terno Stuart Hughes, uma camisa Ralph Lauren ou Diesel. Mesmo assim, ninguém jamais o superou em termos de ostentação! Há quase dois mil anos, ele já exibia marcas valiosíssimas e incomparáveis: "trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus" (Gl 6.17).
Ciro Sanches Zibordi
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