quinta-feira, 17 de maio de 2012

Resenha do novo CD de Suellen Lima "Impacto"


O novo CD de Suellen Lima trouxe de volta singles que falam do poder e da Glória de Deus. "Impacto" está sendo considerado um divisor de águas em seu ministério, visto que fica bem visível o quanto a cantora evoluiu nesses últimos anos.


 Quero colocar aqui alguns critérios sobre as resenhas que escrevo para o GOSPEL CHANNEL. Não faço análise musical, o que faço aqui é uma crítica da obra por completa. Uma crítica para os desavisados é uma forma, nesse 
caso, do cantor(a) saber os pontos fracos que devem ser melhorados e aqueles onde ele acertou. O que se aplica aqui é como um "feedback". Outro ponto importante é sobre as pontuações que as vezes nunca ficaram claras o suficiente, então por isso teremos uma tabela ao final de cada resenha, onde cada requisito pode receber a nota máxima de 10 pontos. A soma de todos os pontos é a nota do álbum. Também quero agradecer a todos que encheram a caixa de e-mail do Gospel Channel pedindo mais resenhas, talvez por isso eu ainda continuo por aqui!! [kkk]


O CD "Impacto" foi lançado pela gravadora Melody Gospel, que pertence a Suellen Lima. Um dos detalhes é que justamente na cópia que adquiri, o encarte da contra-capa veio com a tiragem de AD 5.000, porém a que estava descrita no disco era de AA 20.000, neste caso a tiragem oficial que conta é a que está no disco. Não sei dizer se foi erro da NovoDisc.

Neste CD tivemos um back-vocal absurdo em três faixas do CD. As canções "Aviva Senhor", "Impacto" e "Cristo  Vive" contou com as vozes de: Carine Luup, Andréa Chrys, Keneddy Telles, Estela Vargas, Miriam Cristina, Jr. Valente, Marcos Pereira, César Sodré, Vane Kanke, Marquinhos Tavares, Willian Sanper e Juliane Guth. Há tempos não via uma cantora ousar com tantas vozes, porém deveria ter explorado mais em outras faixas, não somente três. O restante das músicas foram com as vozes de Kennedy Telles, Estela Vargas e Miriam Cristina.

A arte do CD foi simples, mas bem feita. O encarte teve várias fotos com página inteira, característica de cantoras pentecostais e que foi adotada por vários outros estilos. É composto por 4 lâminas, que juntas dão um total de 8 páginas. A capa do CD também merece destaque, a letra do tema do CD ficou muito estilosa, mais requintada ainda com a cor dourada.

A produção do CD foi de Adilson K. Rodrigues, responsável por outros trabalhos da cantora Suellen Lima, Ele também é produtor oficial dos studios da Melody Gospel.

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!
1. "Aviva Senhor" - Arranjos fortes combinam com o tema proposto pela canção. Como já disse acima o back nessa faixa foi sensacional. Renan Jeter e Audrey são os compositores dessa faixa. A participação do pastor Wanderley Carceliano empolga ainda mais esse single pentecostal, que já é considerado um dos melhores nesse CD. Excelente escolha para ser carro chefe das outras músicas que virão.

2. "Enquanto o crente canta" - Hoje em dia é muita raro ouvir composições de Samuel Santos Sama na voz de cantoras renomadas. Me alegrei muito ao ouvir essa canção que fala de "Bíblia". A letra se baseia na história de Paulo e Silas na prisão. As cantoras pentecostais (algumas) estão acordando e voltando a cantar sobre o poder de Deus na vida daquele que é fiel. Para quem ainda não entendeu Samuel Santos Sama aparecia com nome de seu parceiro assinando as composições, são eles Daniel e Samuel. Arranjos suaves deram mais sonoridade para a canção.


3. "Impacto" - Tema bastante forte escolhido para o CD. Música com produção bem trabalhada mesclando um pouco do atual pop-pentecostal, mesmo assim ela conseguiu muitos elogios já que fala do mover de Deus dentro da igreja, algo que que tem ficado em terceiro plano pelas cantoras pentecostais. A composição é de Eduardo Schenatto. Música bem trabalhada para o grupo de jovens da igreja. O "abuso" do refrão é que torna a canção empolgante.


4. "O perdoado" - A composição dessa canção é de Suellen Lima. Uma faixa que toca o coração. Combinação perfeita com os instrumentos musicais. Excelente para deixar um clima de louvor e adoração na igreja. Ouça ela com atenção e sinta  o Espírito Santo falando dentro do seu coração.

5. "Deus é com você" - Uma introdução musical bem interessante. Essa faixa extrapola quando se trata de repetição do refrão, que se fosse mais forte não haveria nenhum problema, mas por repetir uma daquelas palavras que se tornaram clichês, "VOCÊ", acaba deixando a música um tanto enjoativa. Tá na hora dos compositores voltarem a inovar. Neste caso quem assina a composição é Jeann e Junior.

6. "Mistérios" - Creio que a conversa de deixar o CD "eclético" deve ter sido o principal motivo para colocar esse ritmo nessa faixa. Não faria falto alguma se não tivesse entrado no repertório oficial. A composição é do Pr. Jairinho. Lembra aquele estilo conhecido como "MODÃO" que as cantoras pentecostais cantavam com frequência até 1998. Hoje em dia algumas duplas sertanejas da música gospel lembram esse ritmo. Creio que a Suellen deveria deixar esse estilo para seus CDs temáticos.

7. "Profetize" - Outra faixa com uma palavra bastante repetitiva, só que desta vez a letra forte e os arranjos mais elaborados a tornaram bem mais aprazível. A composição é de Tangela Vieira.

8. "É ele" (É Deus)- Outra composição de Samuel Santos Sama, só que dessa vez com um ritmo forró sertanejo muito bem produzido. Dizem que cantora pentecostal que se preze tem que gravar pelo menos um forró "du bom" em seus CDs. Não é atoa que muitas pessoas associam o estilo forró com a música pentecostal.
9. "Cristo vive" - Uma faixa que também merece destaque pela excelente produção de voz. Até crianças participaram nessa canção. Arranjos empolgam ainda mais essa música que vai virar hit em tudo quanto coral que existe nas igrejas. Os compositor dessa linda música está cada vez mais presente nos CDs de muitas cantoras pentecas, Dill da dupla Os narizeus. Realmente um CD que marca um amadurecimento da cantora Suellen Lima. Reparem nos toques da guitarra quando ouvirem essa canção.

10. "24 horas" -  Suellen Lima resolveu fazer uma regravação de sua tia Mara Lima. Está canção de composição de Fabiano Barcelos já foi gravada por Mara no CD "Abençoado", então não é atoa que o estilo dela também lembra o sertanejo. Eu pessoalmente não gosto que cantoras fiquem regravando músicas uma das outras. Além do mais o compositor da música pede mais dinheiro conforme tem cantoras o procurando para autorização dos direitos sobre a composição, ou seja, adorar a Deus acaba se tornando um negócio.

11. "Grande campeão" - Essa faixa traz o pentecostal tradicional em seus arranjos. A letra da canção não tema nada de espetacular, tema já usado incontáveis vezes por muitas cantoras do meio pentecostal, ou seja, nada de novidade. A composição é de Renan e Marcio Goiano.

12. "Eu sou o teu Deus" - Suellen Lima é uma cantora jovem, ou seja, tinha que ter mesmo uma canção pop-adoração para fazer todo mundo sair do chão. Esse ritmo foi muito bem explorado pela cantora e o produtor, já que a co-participação nos arranjos do CD inteiro foi da própria cantora. Porém ficou nítido que dava para ter explorado um pouco mais a duração da música e seu refrão. A composição é de Fabiano Barcelos.

Nenhum comentário: