domingo, 7 de dezembro de 2014

2º Domingo de Dezembro é o dia da Bíblia


A palavra Bíblia significa "livros", e vem do grego (língua em que foi escrito o Novo Testamento) "tà Bíblia" - ou seja, livros sagrados. O plural justifica-se, já que a Bíblia não é um livro somente, mas uma biblioteca composta de 66 livros, sendo que 39 pertencem ao Antigo Testamento e 27 ao Novo Testamento.
Mesmo após mais de 20 séculos as palavras de Deus, para glória do Seu nome, está em nossas mãos.


O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP). 

E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de todas a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335  assinada pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. 
Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.


O Dia da Bíblia é dedicado à realização de eventos e pode ser comemorado tanto no segundo domingo de dezembro quanto ao longo de toda a semana que antecede a data. As atividades programadas são variadas e vão desde cultos até maratonas de leitura bíblica que mobilizam milhares de pessoas. Conheça a seguir como a Semana da Bíblia é comemorada.

:: Cultos – As igrejas planejam e realizam cultos especiais no Dia da Bíblia. Nestes cultos é lembrado o grande amor de Deus ao entregar a sua Palavra aos homens e o valor dessa Palavra na vida das pessoas. Em geral, nesses cultos são recolhidas ofertas especiais para ajudar na distribuição da Bíblia no Brasil e no mundo.

:: Carreatas – Muitas igrejas organizam desfiles de carros pelas principais ruas da cidade, ostentando faixas com versículos bíblicos. Carros alegóricos, com representações de Bíblias, normalmente fazem parte da carreata.

:: Concentrações – Igrejas de muitas cidades organizam concentrações públicas para celebrar o Dia da Bíblia. Estas concentrações ocorrem em praças, ginásios esportivos, estádios e outros lugares de fácil acesso ao público. Um culto público com pregação da palavra, orações e apresentação de corais e conjuntos musicais, normalmente é o clímax da celebração. Bíblias, Novos Testamento, Porções Bíblicas e Seleções Bíblicas são distribuídas nas concentrações.

:: Maratona - As igrejas organizam maratonas de leitura bíblica em seus templos ou em lugares públicos. Essas maratonas seguem dois modelos. No primeiro os textos são selecionados e lidos publicamente, normalmente em lugares com grande fluxo de pessoas. No segundo caso, é feita a leitura ininterrupta de todo o texto bíblico. Pessoas são escaladas para darem continuidade à leitura e ela só é interrompida quando se completa a leitura de toda a Bíblia. Normalmente esta leitura leva mais de um dia para ser concluída e implica em uma vigília.

:: Monumentos – Já vem de décadas o costume de levantar monumentos à Bíblia em praças públicas das cidades. O monumento à Bíblia é um testemunho público da importância da Bíblia para as pessoas e para a sociedade e, ao mesmo tempo, um marco da importância da Bíblia para a cultura do povo.

:: Distribuição – Existem igrejas que no Dia da Bíblia efetuam uma distribuição maciça de folhetos (Seleções Bíblicas), para que o povo conheça o valor da Bíblia em suas vidas. Também são feitas distribuições de Bíblias, Novos Testamentos e porções bíblicas. A distribuição de Bíblias, em geral, é feita em escolas, hospitais, empresas, quartéis ou outros tipos de organização.

:: Pedalando por Bíblias – Em vários países são organizados passeios ciclísticos para divulgar a Bíblia e arrecadar fundos em favor da causa da Bíblia. No Brasil esses passeios começaram a ser realizados no ano de 1998 e são chamados de "Pedalando por Bíblias". Igrejas e entidades cristãs tomam a iniciativa de organizar o passeio. Cada participante, ao se inscrever, doa uma ou várias Bíblias para serem distribuídas a pessoas ou entidades necessitadas. Fazendo sucesso por onde passa, a iniciativa surgiu em 1984, na Austrália, com o ciclista Bob Forrest. Nesta ocasião, ele percorreu os 900km que separam Sidney e Melbourne, na companhia de seu filho e de um amigo. Para cumprir esse percurso, o australiano conseguiu patrocinadores e destinou os recursos obtidos a projetos de distribuição de Bíblias. Replicado em mais de 20 países, como Alemanha, Argentina, Hong Kong, Namíbia, Sri Lanka e Suíça, o projeto foi adotado no Brasil em um formato que mobiliza milhares de pessoas em torno da divulgação da Bíblia Sagrada.

:: Jograis - Dentro da programação muitas vezes são incluídos jograis com temas bíblicos que podem ser realizados com a participação de várias pessoas. Abaixo, disponibilizamos para você o modelo:


Jogral – Dia da Bíblia


Agradecemos a Deus Pai por mais está oportunidade!
Crianças:  Vamos aprender um pouquinho mais sobre a palavra de vida eterna e o amor entre os irmãos.

  1. Duas crianças cantarão a música:  Vamos Construir uma ponte em nós ....( neste momento
 crianças podem mostrar cartazes e  distribuir  doces, mostrarão uma caixa  e todas cantam só o refrão)
  1. 1ª pessoaPara se construir uma grande ponte temos que ter um “excelente  projeto”. A Bíblia em Gênesis capítulo 1 nos ensina muito bem. Fala sobre tudo de Deus o criador do Universo, da terra e de todos os seres vivos que nela há. Tudo que Deus fez é bom é perfeito!

  1. 2ª pessoaÉ verdade.. (1ª pessoa)! A Bíblia é o livro mais fantástico do mundo, fala também do amor infinito de Deus por nós, tem 66 livros.
Um em especial para o dia de hoje: “Filemom que fala do amor fraternal entre os irmãos”.
  1. 3ª pessoaNo segundo domingo de dezembro comemoramos o dia da Bíblia em todo o Brasil, só a Bíblia tem palavras de vida eterna. Glória a Deus!   (falar e apontar para a Bíblia)

 
5-  4ª pessoaSobre tudo também podemos destacar:
maior  capítulo da Bíblia é o livro dos Salmos 119 com 176 versículos,
menor capítulo é o livro dos Salmos 177 com 2 versículos, 
maior  versículo  é  Ester capítulo    8 versículo 9,
menor versículo  é Lucas capítulo 20 versículo 30,
A Bíblia tem 1.189 capítulos e 31.103 versículos, 39 livros no A.T e 27 livros no N.T. ,Total 66 livros


6-  5ª pessoa: O presente de Deus para nos é a “Salvação” em Cristo Jesus! (apontar para a caixa e  falar)
Deus Pai não desistiu desse projeto!

7-  6ª pessoa:   Jesus nos reconciliou em amor com o pai.   (começar a abrir a caixa que tem que estar totalmente vazia)

Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (João 14.6).   Jesus é a ponte que nos leva para o céu... O único que é o Rei dos reis! Morreu por nós! Santo, Santo, Santo! Venceu a Morte! Batiza com o Espírito Santo! Em breve Voltará! 
(apontar para a caixa que se transforma em cruz e continuar  falando...bem devagar...)

8-  4ª pessoa: Jesus disse: Amarás a Deus de todo o teu coração, alma e pensamento (Mateus 22:37).  (este é o primeiro maior mandamento)
9-  1ª pessoaAmarás ao teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:39)  (este é o 2º  segundo mandamento)
10- 7ª pessoa: Nos crianças precisamos crescer na “graça e no entendimento da palavra” o Espírito Santo cuida de nós. Venham fazer parte deste grupo !   
11- 2ª pessoa: É verdade.. (7ª pessoa)!  As crianças têm um lugar especial no coração de Deus. Jesus disse: "Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais, porque o Reino de Deus é das pessoas que são como uma criança. (Lucas 18 versículo 16).
12- 8ª pessoa: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele (Lucas 18 versículo 17)

13- 9ª pessoa:    A Fé, a Graça, o Amor e a Paz caminhão juntos.     (aplausos!  Todos  glorifiquem a Deus) 
 
                                
Núcleo Infância com Cristo II Timóteo 3:15      -   Eliane / Michelle


           Coreografia falada, todos:
                Seja um cristão de verdade com Palavra, Fé e Ação!
Marcos 16. Versículo 15 ao 18.

Jesus disse: "Ide por todo mundo pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão os que crerem: em meu nome JESUS, expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos, e os curarão”.

Em nome de Jesus!    Todas: aplausos...!
            Coreografia:  Dá-me um Coração Igual ao Teu – Ana Paula V.

Todos irão cantar:  Os livros da Bíblia
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, Samuel, Samuel, Reis, Reis, Crônicas, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Isaías, Jeremias e Lamentações, Ezequiel, e Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias      
Os 39 livros são do Velho Testamento, aqui estão.                                                 
  Mateus, Marcos, Lucas, e João, Atos, Romanos, Coríntios, Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses,Tessalonicenses, Tessalonicenses, Timóteo, Timóteo,Tito, Filemon, Hebreus, Tiago,Pedro, Pedro, João, João, João,Judas, Apocalipse de João.

Os 27 livros são do Novo Testamento, aqui estão.  

Postar um comentário

vídeos gospel de Pres. Médici-MA

Loading...